Tudo sobre o deus hindu Brahma!
Neste texto vamos falar sobre mais uma divindade hindu, o deus mais importante da trindade, deus Brahma. Ele é conhecido principalmente como o deus da criação de todo o Universo.
Para saber mais sobre a história, festivais dedicados ao deus Brahma e muito mais, continue com a leitura deste texto!
Qual é a história da criação do deus Brahma?
Ao que se acredita, Brahma é a reencarnação do espírito do universo chamado Brahman, que já não é cultuado atualmente, assim como Brahma, mesmo sendo o deus mais importante entre todos os outros deuses hinduístas, não possui tanta aclamação.
Isso é porque após criar todas as coisas, o deus acabou perdendo sua utilidade e por isso foi deixado de lado.
As responsabilidades do deus Brahma
Brahma é a própria força da criação e a partir dele tudo foi criado, segundo o hinduísmo, ele e sua esposa Saraswati são os pais de todas as criaturas do universo. Além disso, segundo as crenças, Brahma também foi responsável por escrever os Vedas que são os livros sagrados dos hindus.
Qual é a árvore genealógica do deus Brahma?
Partindo do princípio que o deus Brahma criou todas as coisas, sua árvore genealógica é bem extensa, afinal, sobre ele surgiram: sua esposa Saraswati a partir de um corte em sua coxa, Suayambhuva Manu seu filho e deus pai da humanidade. Ao que sabe, através de Brahma também foram criados todos os outros deuses do panteão hindu.
Como Brahma se encaixa no panteão hindu dos deuses?
Brahma também é o equilíbrio da Trimurti, a trindade hindu composta por ele, Vishnu e Shiva, esses dois são forças opostas já que Vishnu é o deus da luz e da vida, especificamente da conservação, enquanto Shiva é o deus das trevas e destruição, o deus Brahma entra na trindade como equilíbrio entre essas forças opostas.
Símbolos e atributos associados à Brahma
Os símbolos e atributos do deus Brahma também costumam aparecer em suas representações, onde ele aparece com quatro cabeças e quatro braços, sentado sob um cisne e segurando alguns artefatos, veja abaixo os seus significados:
- Flor de lótus: A flor de lótus em suas mãos representa a vida e a pureza, a flor de lótus é muito utilizada como símbolo hindu;
- Japamala: Semelhante a um rosário cristão, a japamala simboliza o foco e controle mental;
- Os vedas: Como mencionamos, são os livros sagrados do hinduísmo, o deus Brahma também aparece segurando as escrituras em suas mãos;
- O vaso de essências: O vaso pode oferecer coragem e imortalidade.
As quatro cabeças de Brahma também possuem significado, após criar Saraswati, sua esposa, Brahma teria criado mais 3 cabeças para poder observar seus passos, já que uma só não era suficiente. Mas não só isso, suas cabeças também representam os 4 vedas.
Quais são alguns dos templos mais famosos dedicados à Brahma?
Veja abaixo os 2 templos mais famosos dedicados ao deus Brahma:
Brahma Templo
O único templo de Brahma na Índia está localizado no centro de Pushkar próximo ao lago sagrado, por atribuir o templo, Pushkar é considerada uma cidade sagrada. Dentro do templo não são permitidas fotografias, mas relatam que a atmosfera no local é surpreendente.
Prambanan
O maior templo hindu, localizado na Indonésia, possui 3 templos, sendo cada um dedicado a um dos deuses da Trimurti: Brahma, Vishnu e Shiva.
Existem diversos templos dedicados aos deuses hindus, mas a maioria, na verdade, é dedicada às celebrações hinduístas, não sendo exclusivos para um deus apenas.
Quais são alguns dos principais festivais e feriados associados à Brahma?
O principal festival indiano é o Raksha Bandhan e promove a pureza humana, tocando em valores da humanidade, por ser comemorado e organizado pelas ONGS Brahma Kumaris, esse é um dos festivais associados ao deus Brahma, no Brasil o festival é celebrado durante o mês de agosto.
Sobre feriados não encontramos nenhum associado à Brahma,o que reforça o fato do deus do universo não ser tão cultuado, já que existem feriados dedicados à Shiva, mas não a ele.
Mesmo que não haja tantas movimentações sobre o deus Brahma, não podemos menosprezar sua importância no hinduísmo, afinal, dele o universo foi criado e todas as criaturas também.