Tudo sobre o deus Tsukuyomi: suas histórias e conexões místicas
O deus Tsukuyomi é um dos deuses japoneses mais importante para toda a mitologia nipônica, e também um dos que mais foi representado na cultura moderna em animes, mangás e outras séries de adaptações de entretenimento. Se você quer conhecer mais sobre esse personagem tão especial, confira nosso artigo abaixo!
Qual significado do nome do deus Tsukuyomi?
O deus Tsukuyomi na mitologia japonesa e para a religião xintoísta é o deus da lua e senhor da noite. E parte do seu nome tem exatamente esse significado, Tsu em japonês significa lua ou mês, e para quem não se lembra, uma fase da lua corresponde a praticamente o intervalo de 30 dias do mês.
Por que Tsukuyomi é considerado o deus da lua?
O deus Tsukuyomi recebeu a lua e a noite como domínios diretos de seu pai, Izanagi. Ao nascer do olho do seu pai, deus Izanagi que pessoalmente criou o Japão e o mundo. Tsukuyomi participou da divisão que Izanagi fez entre ele e seus irmãos.
Quais são algumas das histórias sobre o deus Tsukuyomi?
Mesmo vivendo em funções separadas, Tsukuyomi queria conviver com sua irmã deusa do Sol, Amaterasu. E de fato ambos decidiram morar juntos nas terras celestes onde a deusa vivia com Susanoo, outro irmão de Tsukuyomi.
O deus Tsukuyomi no geral é dito como um deus bastante pacífico, como o próprio céu noturno, porém há alguns fatos que contrariam essa sua característica. Em um episódio bastante distinto, o deus Tsukuyomi teve um episódio de fúria. É dito que o deus foi convidado para uma refeição na casa de Ukemochi, a deusa dos alimentos.
Tsukuyomi foi, honrado, e ao chegar no local se fartava da refeição oferecida pela deusa. Porém, ao verificar como a deusa preparava os alimentos, o deus Tsukuyomi ficou enojado, pois a deusa Ukemochi retirava os alimentos do próprio corpo.
A deusa cuspia arroz, vomitava carne de porco, e retirava alimentos de outros lugares ainda mais nojentos como axilas e partes íntimas. O deus Tsukuyomi ficou indignado, e em um acesso de fúria atípico de sua personalidade assassinou a deusa.
Eventos que se diz que Tsukuyomi causou
O fato do deus Tsukuyomi ter matado a deusa Ukemochi não agradou nada Amaterasu, irmã do deus da lua. Amaterasu triste e muito sentida com as ações do seu irmão, jurou nunca mais encontrá-lo, e é por isso que o dia e a noite são separados tão drasticamente, pois a deusa do dia Amaterasu jurou nunca mais encontrar seu irmão, o deus da noite.
Qual é a conexão entre deus Tsukuyomi, outros deuses e o misticismo
Como parte da mitologia nipônica, o deus Tsukuyomi tem relação com outras divindades do panteão.
Vamos conhecer mais de perto a sua ligação com os outros personagens da mitologia.
Tsukuyomi e Susanoo
Tsukuyomi é irmão de Susanoo, o deus das tempestades e dos trovões. A sua relação com o irmão é difícil, pois é dito que Susanoo tem uma personalidade forte e atrevida.
Tsukuyomi e o Santuário de Ise
O santuário de Ise é um dos mais famosos santuários xintoístas de todo o mundo. O santuário é um local sagrado e tão importante que apenas os fiéis podem adentrar. Lá são adorados diversos deuses da religião, mas o santuário em si, é dedicado à irmã do deus Tsukuyomi, a deusa Amaterasu.
Tsukuyomi e Onmyōdō
O Onmyõdõ é a corrente esotérica da religião xintoísta que abrange diversos campos da fé em sua aplicação mística. O deus Tsukuyomi participa desse esoterismo, sendo o foco de alguns rituais específicos da prática.
Tsukuyomi e as constelações
Como deus da noite, Tsukuyomi também é o senhor das estrelas e das constelações, governando esses aspectos do céu como se fosse sua própria casa.
Tsukuyomi e o zodíaco chinês
Embora o deus Tsukuyomi não esteja presente nas religiões chinesas, Taoista e Confucionista, é nítido alguns paralelos entre o seu papel no xintoísmo e o papel da lua na análise astrológica chinesa, formando também um par importante com o sol.
As histórias do deus Tsukuyomi são interessantes, não é? Não deixe de pesquisar sobre as histórias de outros deuses da mitologia nipônica!