Xipe Totec: qual sua origem e por que ele é considerado importante?

1

A mitologia Asteca é uma das mitologias mesoamericanas mais conhecidas, essa mitologia possui diversos deuses, entre eles está o deus chamado Xipe Totec. Conheça a seguir mais sobre Xipe Totec, saiba quem ele é quais suas funções e importância na mitologia Asteca.

Quem foi Xipe Totec?

Xipe Totec é um antigo deus Asteca que também está presente nos mitos Toltecas, seu nome significa “Nosso Senhor Esfolado”. A divindade era o deus da primavera, fertilidade, sementes, plantio e colheita, e também era o deus patrono dos ourives.

Quem foi Xipe Totec
Fonte/Reprodução: original

O deus Xipe Totec também era relacionado como o deus da morte e também das doenças, no entanto, muitos devotos ao deus rezavam a ele para serem curados, principalmente para doenças nos olhos.

Qual era a principal função de Xipe Totec?

Xipe Totec tinha como sua principal função ser o deus responsável pela fertilização e crescimento das plantas e colheitas de cada ano.

O deus é bastante conhecido por esfolar sua própria pele e arrancar seus olhos para que as plantações crescessem e os humanos terem o que comer. Em outra versão da história, Xipe Totec arrancou sua pele para que os humanos se alimentassem dela, em seguida a divindade utilizou um instrumento musical para que chovesse e as plantações pudessem crescer.

Por que Xipe Totec é considerado um deus importante na cultura asteca?

Além de ser o deus responsável pelo crescimento das plantas, Xipe Totec é filho do deus primordial Ometeotl, o que faz da divindade ser irmão dos deuses Quetzalcóatl, Tezcatlipoca e Huitzilopochtli. Os quatro deuses também são os responsáveis pela criação do universo.

Como era a representação de Xipe Totec nas artes astecas?

Em suas representações, Xipe Totec está com a sua mão esquerda estendida para frente de seu corpo e a mão direita levantada, a divindade costuma estar vestindo uma pele esfolada com as mãos caindo em seus pulsos.

Um lado de seu corpo é pintado de amarelo e o outro lado de bronze, partes de seu corpo como mãos, pernas, boca e pescoço são pintadas de vermelho. Em algumas representações a pele que Xipe Totec veste possui pinturas de cor cinza-amarelada, e também possui em suas representações listras verticais que vão de sua testa até seu queixo.

Xipe Totec aparece segurando em suas mãos dois objetos de cerimônias, outras vezes ele segura um escudo de cor amarela e uma vasilha com sementes.

Qual era o principal ritual associado a Xipe Totec?

Quando iniciava o período de chuvas, no equinócio de primavera, os astecas realizavam seu festival anual em tributo ao deus Xipe Totec.

O nome do festival é Tlacaxipehualiztli, conhecido como o Festival da Serpente, durante o festival, os astecas sacrificavam humanos, em sua maioria prisioneiros de guerra, os esfolando. O sacrifício era feito para simbolizar a renovação e regeneração das plantas e sementes, que perdem suas cascas para dar origem a novas sementes.

Qual era o principal ritual associado a Xipe Totec
Fonte/Reprodução: original

Antes de serem sacrificados, os prisioneiros eram enfeitados com plumas e joias para representarem Xipe Totec, ficando presos assim durante 40 dias até o ritual. Na madrugada do festival seus corações eram arrancados e depois acontecia o esfolamento no festival, as peles eram tingidas de amarelo e depois utilizadas por 20 dias por sacerdotes para realizar rituais na cerimônia conhecida como pelo nome Tozoztontl.

Nas mídias atuais, Xipe Totec foi representado recentemente no jogo de terror independente chamado Death Relieves, o jogo ainda está em desenvolvimento, mas em sua demo podemos ver o deus esfolado como antagonista.

1 comentário
  1. […] o período da Babilônia, o deus Marduk era adorado em templos construídos em sua honra, onde os sacerdotes realizavam rituais e oferendas em sua homenagem. Ele também era celebrado em festivais anuais, como o Akitu, onde era […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.