Afrodite: a deusa mais bela do Olimpo

1

Dessa vez iremos falar um pouco sobre Afrodite, a deusa mais linda de todo o Olimpo, sua história e descendência.

A Deusa do amor, da beleza e da sexualidade, Afrodite era a personificação ideal da beleza na antiga Grécia, servindo também de inspiração para diversos outros artistas na idade moderna.

Cultuada quase que especificamente nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto acabou associada aos Prazeres da Carne, chegando a ser protetora das prostitutas e a base da qual foi tirada a palavra afrodisíaca.

Origem, descendência e história de Afrodite

Filha de Zeus, o maior deus do pantheon com Dione a divindade das Ninfas, Afrodite nasceu na Ilha de Creta e tinha uma beleza surreal, também era muito sedutora, vaidosa, vingativa e charmosa. Lendas contam que Afrodite já nasceu adulta, assim o significado de seu nome é nascida da espuma, teve como adversária no pantheon três deusas, eram elas: Hera, Atena e Perséfone, devido ao amor que todas sentiam por Adonis.

Foi casada com Hefesto, o ferreiro dos deuses, deus do fogo e da metalurgia, mas não o amava. Seu casamento foi arranjado por seu pai, porém Afrodite desprezava seu marido devido sua falta de beleza e de seu mau-humor constante, dessa forma Afrodite não teve nenhum filho com seu marido, pois o rejeitava sempre que podia.

Origem, descendência e história de Afrodite
Origem. Fonte/Reprodução: original.

Como é de comum entre os deuses, Afrodite não era muito fiel, portanto, seduziu diversos homens e deuses.

Mas como nós sabemos o grande amor da vida de Afrodite foi Ares, o deus da guerra e dessa infidelidade nasceram alguns de seus filhos, eram eles: Eros, Deus do amor; Anteros, Deus do amor não correspondido; Fobos, Deus do medo; Himeros, do desejo sexual,  Pothos, da paixão; Harmonia, da harmonia e Deimos, do terror.

Teve também um caso com Hermes, de onde nasceu seu filho Hermafrodito, que nasceu com os dois órgãos sexuais e tinha o nome composto de uma junção do nome de seus pais.

No caso que teve com Apolo nasceu Himeneu, o Deus do casamento e de seu caso com Dionísio nasceu seu filho Príapo, Deus da fertilidade, mas os filhos de Afrodite não nasceram apenas dos deuses. Afrodite, também teve filhos com o mortal Anquises, Príncipe de Tróia e dessa relação nasceram Enéias (considerado um herói de Tróia) e Liro.

Cultos e rituais em adoração à Afrodite

Os cultos a Afrodite eram centralizados na ilha de Chipre em seu litoral na cidade de Pafos, é onde levantaram um dos primeiros templos de adoração à Afrodite, os gregos também a cultuavam no festival Adonia, que era um festival em lembrança o luto da Deusa pela morte de Adônis um de seus amores mortais.

Outro lugar onde a cultuavam era nos festivais de afrodisíaco, que aconteciam em diversos lugares da Grécia, mas se concentravam nas cidades de Corinto e Atenas. Em seus templos os sacerdotes costumavam adorar a Deusa com ritos de prostituição e lascívia.

Então, nesse texto trouxemos um pouco da história, origem e descendência de Afrodite a Deusa da beleza, do amor e da fertilidade, mas como todos sabemos também uma deusa da luxúria como muito citado em sua história, contamos também um pouco de seus amores e romances, além de citar algumas de suas decepções.

1 comentário
  1. […] é ligada ao erotismo, fecundidade e fertilidade. Nascida em 2 de janeiro, muitos a comparam com a deusa Afrodite, na […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.