Érebo: deus primordial das trevas
Você já ouviu falar sobre Érebo, um deus primordial grego? Ele é a personificação das trevas, do mal e em algumas histórias até do inferno. Um pouco esquecido, porém muito importante na mitologia grega, Érebo também é conhecido como deus da escuridão.
Essa divindade faz parte da mitologia grega e veio bem antes dos deuses do Panteão que conhecemos. Ele é um dos deuses primordiais, aqueles que fizeram parte da criação do mundo e do universo.
Origem e descendência de Érebo
As histórias dizem que ele era descendente de Caos, que a partir dos pedaços de Caos ele e sua irmã gêmea nasceram. A irmã de Érebo é a deusa da noite Nix, mas diferente dela, ele vive no vácuo, vazio e escuro, que fica um pouco acima de onde Nix vive, então podemos dizer que seu reino é um espaço sem vida e escuro.
Érebo se tornou esposo de sua irmã Nix e dessa junção geraram Hemera e Éter, outros deuses primordiais.
Érebo teve ainda com Nix outros filhos, foram eles: Tânatos, a morte; Hipnos (irmãos gêmeos de Tânatos), que era o sono; Momo, a ironia e o sarcasmo, inclusive foi expulsa do Olimpo; Geras, representação da velhice; Nêmesis, a vingança; Moros, o destino; e vários outros descendentes.
História de Érebo
É contado que Érebo e Nix eram os mais poderosos de todo o universo, capazes até mesmo de remover a imortalidade dos deuses. Nesse sentido, ele faria parte dos buracos negros, no próprio universo.
Houve uma história de que o deus das trevas tinha a intenção de libertar os titãs que os Olimpianos tinham aprisionado durante a titanomaquia, guerra essa que perdurou por anos. Porém, Nix preparou uma cilada com Hades e Zeus, pois ela tinha medo do que os titãs fariam e do que Érebo era capaz.
Nessa união, Zeus, Hades e Nix se juntaram e mandaram o deus das trevas para o rio da morte, que tinha o poder de enfraquecer até mesmo uma divindade poderosa. Após isso, eles jogaram o enfraquecido Érebo no tártaro, onde ele ficaria preso eternamente fadado ao esquecimento.
Estima-se também que o lugar onde Érebo vive é de onde retiraram um material cósmico para criar o mundo de Hades, o submundo. As histórias contam também que ele é o responsável pelo background do céu, o lar das estrelas.
Curiosidades
Muitas pessoas tendem a associar Érebo e Hades, ao ter em vista que conforme Érebo foi esquecido na história da mitologia grega, Hades ascendeu e tomou seu lugar, mas precisamos lembrar que o deus das trevas foi o que veio primeiro.
Enquanto Érebo era uma entidade ruim, que representava as trevas e o vazio, Hades é erroneamente considerado um deus mal, visto que o seu dever é apenas de governar o reino dos mortos, sem qualquer traço de maldade.
Érebo, Nix e Hemera trazem a representação de um certo equilíbrio na árvore genealógica dos deuses, pois os pais de Hemera representam o escuro, as trevas e a noite, enquanto a filha representa o dia.
Essa foi a história de Érebo, deus primordial das trevas. Vimos que seu nome tem se perdido na mitologia grega nos tempos de hoje, visto o receio que sua irmã tinha dos planos dele, e fechou um acordo com Zeus e Hades para derrotá-lo.
Apesar da má fama que carrega, em virtude de seus ideias obscuros, é inegável que Érebo é importante para a criação dos mitos gregos.