Qual era o Deus do Sol Maia e sua história?
Neste artigo, traremos as informações sobre quem era o Deus do sol Maia, o que fazia, quando e onde morou, como era representado, o que sofreu e quais consequências acarretam o seu sofrimento, quanto a sua ascensão, além claro de como ele era cultuado.
Quem era o Deus do Sol Maia?
Ah Kin era a divindade conhecida como o deus do sol Maia, que recebia devoção, admiração e respeito, além de estar relacionado quase sempre à cura e proteção do povo Maia, pois constantemente confrontava os demônios e as trevas para defender a humanidade.
Segundo os anciões que contam de geração para geração, Ah Kin nem sempre foi um deus. Antes disso, tinha como função andar pelo mundo dos mortos, lugar que a cultura chamava de universo dos mortos.
Ah Kin possuía habilidades curativas e protetoras, e assim, podia trazer esperança aos mais novos, de que poderiam se casar com jovens esposas para que tivessem uma família unida e filhos.
Mas, devemos lembrar que o foco da cultura Maia não era cultuar o sol diretamente e sim observar a capacidade espiritual que tinha essa estrela, por ser o centro de tudo e por ter a capacidade de aquecer, além de mostrar a força do universo.
Porque o Deus do Sol Maia era tão cultuado?
Por representar toda essa grandeza do sol, como citado acima, Ah Kin era adorado pelo povo Maia, além de adorarem a esse deus ao queimar incensos nas primeiras horas do nascer do sol.
Nessa cerimônia, também eram feitas orações e sacrifícios em sinal de honraria ao deus do sol Maia, com o objetivo de que Ah Kin não se virasse contra os homens e assim não trouxesse seca ou tempestade, a ponto de arruinar suas plantações e consequentemente o povo Maia.
Outra forma que utilizavam para adorar o deus, era esculpir gravuras e estátuas com símbolos solares. Itzamna Kinich Ahau era um ancião de grandes olhos que simbolizava o deus do sol Maia, era representado como um grande rosto quadrado, com dentes superiores para dentro e um nariz plano, além de lembrar a uma letra T.
Qual história mitológica do Deus do Sol Maia?
A mitologia conta que em um certo momento, Ah Kin foi do mundo espiritual para o plano terreno, dessa forma, obteve a capacidade de se conectar com a alma dos que ali viviam, pois tinha a missão de entregar auxílio e saúde para quem precisava.
O senhor do olhos do sol, como também era conhecido, era também responsável dos dons da música e da poesia, ele era casado com a deusa Ixchel “a lua”.
Outra ponto da história desse deus Ah Kin é que ele era o deus regente de toda a mitologia Maia, o que trouxe para ele muitos problemas a serem resolvidos. Ele também foi responsável por distribuir entre os povos indígenas a terra.
Seus sacerdotes também se chamavam Ah Kin, que traduzido significa: os do sol e do tempo, e tinham como dever fazer profecias sobre o futuro do povo Maia.
Essa foi a história de Ah Kin, o deus do sol Maia, que além de ter sido protetor da humanidade, foi o regente da mitologia Maia.
O deus foi casado com a lua, falamos a respeito de como se tornou uma divindade, curiosidades e sobre o que fazia antes de ter tal título, pelo que lutava, como era adorado, entre algumas outras curiosidades sobre esse incrível deus da cultura Maia.